Quando trocar os pneus do carro? Principais indicadores


Embora pareça um item de manutenção básica, a avaliação correta para saber quando trocar os pneus do carro é essencial para garatir a segurança e eficiência do veículo.

Com este guia prático é possível ter conhecimento das informações técnicas necessárias para que você identifique com precisão quando os pneus atingiram o limite de vida útil.

Indicativos de desgaste da banda de rodagem

A banda de rodagem é a parte do pneu em contato com o solo. Ela possui sulcos projetados para garantir a aderência e escoar a água em pistas molhadas. Assim como, a qualidade dos pneus está diretamente ligada a fatores de segurança como estabilidade e frenagem.

O desgaste desses sulcos é o principal indicativo de quando trocar os pneus do carro:

  • TWI (Tread Wear Indicator): este é o indicador oficial e mais confiável sobre a vida útil do pneu. O TWI é uma pequena elevação de borracha localizada no fundo dos sulcos principais do pneu, sinalizando quando o pneu atinge seu limite de rodagem. Quando a superfície do pneu se nivela com essa elevação, o limite legal de desgaste foi atingido, e a troca é obrigatória.
  • Teste da moeda: um método bastante popular para uma avaliação rápida é utilizar como guia a borda dourada de uma moeda de 1 Real, ela possui aproximadamente a altura mínima de 1,6 milímetros. Ao inserir a moeda em um sulco, se a parte dourada ficar visível, a profundidade está abaixo do limite legal, exigindo a troca imediata do pneu.

Além de comprometer a segurança, conduzir um veículo com pneus “carecas” (sulcos abaixo de 1,6 mm) é considerado uma infração grave, sujeita a multa e pontos na carteira de habilitação.

Danos visíveis para saber quando trocar os pneus do carro

Reconhecer o estado físico de um pneu é visivelmente fácil e também deve ser inspecionado regularmente em busca de danos que comprometem sua integridade:

  • Bolhas e cortes: qualquer bolha ou corte na lateral do pneu indica um dano na sua estrutura interna (carcaça). Estes são danos irreversíveis e representam um risco iminente de explosão e exigem a substituição imediata do pneu.
  • Ressecamento: a exposição ao sol, calor e produtos químicos causa o ressecamento da borracha. Com isso, pequenas rachaduras visíveis na superfície são um sinal de que o material está degradado e a capacidade de aderência do pneu está comprometida, mesmo que a banda de rodagem ainda pareça boa.
  • Prazo de validade: pneus possuem uma data de fabricação (DOT) impressa na sua lateral, indicada por quatro dígitos (semana e ano). A maioria dos fabricantes e especialistas recomenda a substituição de pneus com mais de 5 a 6 anos, independentemente da quilometragem ou de seu aparente bom estado. Com o tempo, a borracha perde suas propriedades, compromentendo a segurança.

Desgaste irregular dos pneus e as possíveis causas

O desgaste uniforme dos quatro pneus é ideal. No entanto, se o desgaste estiver concentrado em uma das bordas, no centro ou de forma irregular, isso pode ser um sinal de problemas mecânicos que precisam de atenção. O desgaste irregular pode ser causado por:

  • Pressão incorreta: quando os pneus estão murchos demais tendem a gastar mais nas bordas, enquanto pneus com excesso de pressão gastam mais no centro.
  • Falta de alinhamento e balanceamento: estes procedimentos, garantem que as rodas girem de forma correta e sem vibrações. Um desalinhamento faz com que o carro “puxe” para um dos lados, e um desbalanceamento causa vibrações no volante, ambos contribuindo para o desgaste desigual dos pneus.
  • Problemas na suspensão: A falta de manutenção na suspensão pode causar o desgaste prematuro e irregular dos pneus, além de comprometer a segurança.

A vistoria profissional como garantia de segurança

Para um proprietário, entender os sinais de desgaste do seu veículo é fundamental. E para o comprador é importante saber o que verificar antes de adquirir um carro usado.

A análise do estado dos pneus é uma etapa crucial desse processo, especialmente em relação a um desgaste irregular. Isso não significa apenas o momento certo de trocar os pneus do carro, mas pode ser um indicativo do histórico de manutenção do veículo.

Uma vistoria profissional, como a vistoria cautelar, inclui a análise minuciosa dos pneus, fornecendo informações sobre o comportamento do antigo dono, a saúde da suspensão e o alinhamento.

A avaliação técnica pode identificar se um veículo foi negligenciado ou se possui um problema oculto que afeta os pneus, protegendo você de um investimento de risco.

Um pneu com desgaste irregular, por exemplo, pode sinalizar que há problemas de alinhamento ou suspensão. Por isso, a avaliação periódica da condição dos pneus é fundamental.

Ela serve como um termômetro da saúde geral do seu carro, revelando sinais que, para um olhar técnico, podem indicar a necessidade de uma manutenção mais profunda.

Renata Moraes

Content Writer

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